UA importância dos heróis para a mídia contemporânea



Fãs de heróis não tem muito do que reclamar em 2018. A quantidade de filmes produzidos a serem lançados é realmente vasta. Os filmes de super-heróis são super populares e muito lucrativos para as empresas, principalmente com o dinheiro das bilheterias e da venda de produtos licenciados. O Marvel Studios arrecadou bilhões de dólares nos cinemas.

Nos últimos anos a imagem do velhinho ranzinza fã de cultmovies caiu em terra, hoje os sites de notícias e as mídias em geral necessitam de velocidade e de jovialidade.  Visto que os grandes sites de notícias de cinema são conduzidos por nerds assumidos.

Então aquela famosa frase “não gostou do filme porque não gosta de HQs” não funciona 
mais.

A grande diferença é que o “crítico fã” enxerga o mercado de uma maneira mais ampla, amém do “fanservice movie”.


E isso se deve a um fator muito importante. Os filmes baseados em Hqs não devem ser feitos somente para os fãs de quadrinhos, e é justamente esse o ponto de conflito entre 

dois mundos.

Em uma visita no site da distribuidora Diamond percebemos que o número de leitores de quadrinhos é infinitamente menor que o número de público de bilheteria do pior filme.

 Claro que isso deve-se a inúmeros fatores, – downloads piratas, Hqs virtuais e outras coisas. Mas no geral a crise no número de vendas das Hqs ocorria bem antes da internet ser tão popular, então, no geral o www não é o única culpada.

Sem perder de vista a complexidade histórica e os mais diversos vieses pelos quais os produtos culturais podem ser abordados, pensamos em percebê-los como presença e representação na mídia, porque podem oferecer dois movimentos de análises: uma 

teórica, no sentido de entendê-los no processo de mudanças que vem ocorrendo na história e na cultura desde meados dos anos de 1960, e outra estética, à medida que as transformações dos super-heróis também passam pelas mudanças técnicas e tecnológicas.

Vale lembrar que na década de 1970, mais especificamente em meados dos anos 1970, verificamos uma crescente importância dos meios de comunicação de massa e uma também crescente preocupação dos estudos desses meios não somente como parte do 

entretenimento, mas como meios massivos com funções ideológicas definidas. Mudam os espaços e as fontes da informação e do entretenimento. Ou melhor, ampliam-se: jornal, cinema, rádio, televisão. Nessa época, como os estudos sobre os meios massivos recaíam mais sobre seus conteúdos, consequentemente os focos das análises dos super-heróis e suas aventuras seguiam a mesma linha. Embora os problemas referentes às identidades já estivessem na pauta dos estudos culturais, a preocupação maior se concentrava nas questões políticas.

Outra razão e um dos focos principais de nosso exercício é o fato de os super-heróis terem nascidos de máquinas preparadas para produzir e reproduzir bens de consumo,portanto, produtos criados para serem consumidos por uma grande massa. 


A despeito de todo contexto histórico que favoreceu e até exigiu suas origens, os super-heróis são produtos culturais próprios da sociedade da era industrial.


Escrito Por: Felipe Lomonaca

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